Na manhã desta quinta-feira, 21 de março, os clínicos gerais que atendem na Assistência Médica do Sindicomerciários Caxias, receberam treinamento sobre a portaria GM/MS Nº 217, de março de 2023 – Lista Nacional de Notificação Compulsória. O treinamento, realizado pela enfermeira Léia Cristiane Löeblein Fernandes Muniz, da Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT, é destinado as pessoas que prestam os atendimentos iniciais os trabalhadores após a ocorrência de acidentes, como é o caso dos médicos, clínicos gerais, responsáveis pelas notificações.
A portaria substitui o agravo “Acidente de trabalho: grave, fatal e em crianças e adolescentes” da portaria anterior, por “Acidente de Trabalho” na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos em de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. Deve ser realizada em até 24 horas depois do primeiro atendimento ao paciente.
Segundo a Diretora de Saúde do Sindicomerciários Caxias, Silvana Ferraz, “a capacitação e o treinamento da equipe médica da Assistência Médica do sindicato é fundamental, pois os trabalhadores e trabalhadoras buscam nosso atendimento pela agilidade e qualidade do atendimento. Os nossos médicos, principalmente os clínicos gerais fazem o primeiro atendimento dos comerciários e comerciárias e suas famílias, são responsáveis pela identificação dos casos de acidentes de trabalho. ”
Vigilância em Saúde do Trabalhador – Visat
A Visat é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), e consiste num conjunto de ações que visam promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora e, que devem ser realizadas de forma contínua e sistemática, ao longo do tempo, visando a detecção, conhecimento, pesquisa e análise dos fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho de modo a fornecer subsídios para o planejamento, execução e avaliação de intervenções sobre esses aspectos, visando a eliminação ou controle.