O 25 de junho não foi um domingo qualquer na vida dos comerciários e comerciárias de Santa Maria, Região Central do Estado. O dia de descanso transformou-se em dia de luta quando mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras compareceram à Assembleia Extraordinária convocada pelo Sindicato do Comerciários de Santa Maria e decidiram por unanimidade manter os mercados e supermercados fechados aos domingos. A proposta aprovada tem vigência de dois anos e só poderá ser reavaliada depois desse período.
A Presidente em Exercício do Sindicato, Eliane Ávila, e o Presidente licenciado Rogério Reis, comemoraram a decisão destacando que, dentre as prioridades desta gestão, está a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Princípio este que reúne a luta cotidiana e permanente por salário digno, jornada de trabalho com carga horária adequada, benefícios sociais garantidos e, principalmente, o descanso semanal aos domingos que propicia o convívio em família.
Guiomar Vidor, Presidente da Federação do Empregados no Comercio (Fecosul) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RS) destacou a atuação do sindicato dos Comerciários de Santa Maria e Região neste processo: “Só convoca uma Assembleia para um domingo de manhã, e consegue reunir um número tão expressivo e representativo de trabalhadores e trabalhadores, uma diretoria que tem o respeito, o reconhecimento e a confiança da categoria”. “Parabéns a Eliana ao Rogério, a toda a diretoria do sindicomerciários de Santa Maria e, principalmente, parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras do setor de gêneros alimentícios que atenderam ao chamado e vieram lutar ao lado do seu sindicato.”
Redação e imagens: Haroldo Britto “Kiko”