A Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (FECOSUL) e sindicatos filiados se reuniram nesta terça-feira com representantes das Lojas Quero-Quero, a pedido da empresa. O encontro teve como objetivo a apresentação da empresa e do novo sistema de remuneração que será adotado para os trabalhadores.
Durante a reunião, a empresa apresentou os novos percentuais de remuneração das vendas dos vendedores comissionados. Também foi apresentada a intenção de implementar um vale-alimentação no valor de R$ 300 mensais, com desconto de 20%, conforme a legislação aplicável.
Outro ponto apresentado foi a adoção da jornada de trabalho 5×2, garantindo duas folgas semanais. Segundo a empresa, neste primeiro momento, a mudança não virá acompanhada de redução da jornada diária.
Os representantes dos sindicatos filiados participaram ativamente da reunião, realizando diversos questionamentos e buscando esclarecer dúvidas sobre as mudanças apresentadas, especialmente em relação ao novo modelo de remuneração e às condições de implementação da jornada 5×2.
Para o secretário-geral da FECOSUL, Luiz Fernando Branco Lemos, a reunião foi importante para garantir que a representação dos trabalhadores tenha conhecimento detalhado das mudanças propostas e possa avaliar seus impactos antes de qualquer decisão.
“Acreditamos que ainda existem questões técnicas que precisam ser resolvidas, como os descontos em casos de faltas injustificadas, o reconhecimento das horas trabalhadas e a compensação dos feriados dentro do sistema de folgas. Também precisamos discutir a concessão do vale-alimentação durante os períodos de interrupção da jornada de trabalho. São pontos que podem ser objeto de negociação e de estabelecimento de regras de adaptação, inclusive com a empresa, para garantir segurança aos trabalhadores e deixar claras as condições para a implementação das mudanças”, destacou Luiz Fernando.
Ao final do encontro, ficou definido que as Lojas Quero-Quero encaminharão à FECOSUL uma minuta do acordo com as propostas apresentadas. O documento será submetido à análise do departamento jurídico da Federação.
Após a avaliação jurídica, a FECOSUL deverá se reunir novamente com os sindicatos filiados para discutir o conteúdo da proposta e definir os próximos encaminhamentos. A Federação reforça que seguirá acompanhando o processo de forma coletiva, buscando garantir segurança jurídica, transparência nas negociações e a preservação dos direitos dos trabalhadores.
