No último domingo (27), na cidade de Passo Fundo, trabalhadores de todo o RS participaram de grande assembleia, promovida pela FENATRACOOP (Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil), e rejeitaram a fundação de um sindicato estadual que os representasse. Hoje, os trabalhadores de cooperativas são representados por sindicatos locais.

O proposto sindicato estadual, no entendimento de Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e CTB/RS, entidades que representam sindicatos dos comerciários do RS, “é uma entidade de fachada, um falso representante dos trabalhadores, que já têm seus sindicatos locais”, destaca.

A assembleia, que aconteceu na Sede da Associação dos Sargentos e Tenentes da Brigada Militar de Passo Fundo, por pouco não foi cancelada. No local, dirigentes da FENATRACOOP, entidade que propôs a pauta, tentaram manobra para suspender a assembleia, pois identificaram que a absoluta maioria dos presentes eram contra a fundação do novo sindicato.

Ainda na avaliação de Guiomar Vidor: “Esta foi mais uma demonstração de unidade e de disposição de luta dos trabalhadores em cooperativas na defesa de suas entidades de classe e dos direitos trabalhistas, ameaçados pelo patronato, pelo governo Temer e por falsos representantes dos trabalhadores. Foi uma importante vitória”.




Texto: Juliana Figueiró Ramiro | Assessoria de Comunicação da Fecosul