Nova marca do Sindicato conta com selo alusivo aos 30 anos da entidade.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Viamão e Região, filiado à Fecosul, comemora 30 anos de histórias, lutas e conquistas em defesa dos comerciários de Viamão e região. Criado em 1984, como Associação Profissional dos Empregados no Comércio Viamão atuou somente por três anos. Reorganizada passou a ser Sindicato em 7 de agosto de 1987. Hoje, a entidade representa mais de 5 mil trabalhadores em 7 municípios da região.

Paulo Ferreira, presidente do Sindicato, destaca que, apesar de ser uma entidade jovem, entre as maiores conquistas, o Sindicato conseguiu, ao longo dos anos, o respeito e a confiança dos comerciários. “O Sindicomerciários está chegando à maioridade intelectual, estimulando a base de trabalhadores a ampliar sua politização e a entender, de fato, a importância do trabalho que o sindicato desenvolve em defesa da categoria. Conquistamos o respeito daqueles que representamos e isso é o mais importante”, disse o presidente.

Ferreira também ressaltou os desafios que o Sindicato está enfrentando com a Reforma Trabalhista, que retira direitos e fragiliza as relações de trabalho. “Daqui para frente vamos enfrentar dias difíceis, com a prática das novas leis trabalhistas, previstas pela Reforma do governo golpista de Michel Temer. Foram muitos anos de luta para conquistar direitos que nos asseguravam o mínimo de dignidade e, agora, precisamos lutar para garantir que esse mínimo não seja retirado de nós. Somente com unidade da categoria, nos apoiando e indo para ruas, iremos reverter essa situação”, apontou.

O presidente ainda parabenizou toda a diretoria, membros que participaram da construção do Sindicomerciários e funcionários. “Sem o trabalho e esforço de todos - dirigentes, funcionários e colaboradores - não teríamos chegado até aqui. Meu muito obrigado a todos”, saudou Ferreira.

Ao longo do mês de agosto serão realizadas ações alusivas ao aniversário de 30 anos. A primeira atividade acontece no dia 14, às 14h, no SESC Viamão, e traz um painel sobre a Reforma Trabalhista e seus impactos nas relações de trabalho.