Os Sindicatos que compõem a regional Vale dos Sinos fizeram uma reunião na manhã de sexta-feira, 23/03 na sede do SEC Montenegro, com o objetivo de fazer uma avaliação de como as empresas e escritórios de contabilidade estão se posicionando perante as orientações dos sindicatos para efetuarem os descontos das contribuições aprovadas nas assembleias da categoria.

Além deste tema, os presentes também trocaram experiências sobre a relação entre os sindicatos e os trabalhadores da base após as alterações no sistema de financiamento do movimento sindical. A maioria das entidades está promovendo encontros com escritórios contábeis para esclarecer as regras de recolhimento das contribuições. Além disso, os Sindicatos da regional estão realizando campanhas para reforçar a ideia de que sem a contribuição os trabalhadores ficarão isolados e sem nenhuma proteção.

O diretor do SEC São Sebastião do Caí, Pedro Diomar, disse que conversar com o comerciário neste momento é fundamental. “No final ele acaba entendo e apoiando o Sindicato” afirma o dirigente caiense. Joemir Oliveira do SEC Montenegro, apontou que é preciso criar a cultura de que o atendimento do sindicato de agora em diante terá como foco somente o trabalhador que contribuir com a sua entidade. “Isso precisa ser debatido com os trabalhadores para elevar o nível de consciência na categoria”, ressaltou.

Estiveram presentes os Sindicatos de Novo Hamburgo, Taquara, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e Montenegro.