O presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, que também é diretor de Negociação Coletiva e Relações do Trabalho da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), está representando a Confederação na Conferência Global UNI Comércio, que acontece na cidade de Berlim, na Alemanha, de 13 a 15 de junho. O evento reúne 108 delegados de 39 países ligados ao setor do Comércio e Serviços. O encontro mundial de trabalhadores tem como temática as mudanças no mundo do comércio, a ação dos grupos econômicos no setor, o comércio eletrônico (e-commerce) e a relação entre desenvolvimento, distribuição de renda e impactos no comércio.

No primeiro dia do evento, Vidor, falou em nome da CNTC, sobre a atuação da entidade frente aos grandes grupos econômicos, citando como exemplo a mesa nacional de negociação CNTC x Walmart, que possibilitou um acordo que envolve melhorias de trabalho e direitos a mais de 65 mil trabalhadores no Brasil. “Uma forte articulação internacional faz-se fundamental para darmos conta do enfrentamento que precisa ser feito, de forma articulada, em nível global, aos grupos econômicos que tomam conta de setores importantes da nossa economia, como é o caso do comércio e serviços. Somente com união e muita luta, conseguiremos resistir a onda conservadora que busca precarizar o mundo do trabalho em todas as partes do planeta”, apontou Vidor, quando da sua participação no evento.



Além de Guiomar Vidor, também representando a CNTC, está Luiz de Souza Arraes, que é diretor de Relações Internacionais na entidade e presidente da Federação dos Frentistas do estado de São Paulo.

Texto: Juliana Ramiro – Assessoria de Comunicação/Fecosul