Na manhã desta terça-feira (17), a Fecosul e o Sindicomerciários Lajeado promoveram encontro na cidade de Lajeado para tratar sobre a Reforma Trabalhista. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, que, na sua maioria, eram empresários da região e membros de escritórios de contabilidade ou de setores de RH, isto é, aqueles que, no dia a dia, vão aplicar a Lei 13.467/17.

A palestra, organizada pela Secretaria de Relações do Trabalho da Fecosul, pelo seu diretor Luiz Fernando Lemos e o advogado da Federação, Joelto Frasson, tratou das alterações na CLT decorrentes da Reforma Trabalhista, sistematizada em dois módulos. O primeiro deles versou sobre a repercussão da reforma nos contratos individuais de trabalho; e o segundo nas negociações coletivas.

De acordo com Joelto Frasson, advogado da Fecosul, o objetivo da entidade, através da sua Secretaria é disseminar os conhecimentos, obtidos por seus diretores e advogado em cursos realizados, para os sindicatos filiados à Federação e para todos aqueles que tenham interesse em conhecer o objeto da reforma. “Participamos de cursos nacionais e aqui em nosso Estado para entender e discutir a reforma. E agora estamos nos colocando como multiplicadores desses conhecimentos”, ressaltou Frasson.

A palestra proposta focou nos tópicos mais relevantes considerando a aplicação prática do texto na relação empregador/empregado. Evento semelhante aconteceu na última terça-feira (10), no Sindesc-RS, em Porto Alegre.


O presidente do Sindicomerciários Lajeado, Marco Daniel Rockenbach e o assessor jurídico do Sindicato, Cesar Piva, também participaram do evento, conduzindo os debates resultantes da palestra. Em Lajeado, o evento aconteceu no SESC da cidade.

Texto: Juliana Figueiró Ramiro - Fecosul