A Direção do SindiComerciários de Ijuí apresentou na manhã desta sexta-feira (12/05) sua proposta para negociação do dissídio da categoria em 2017. A reunião foi a primeira realizada neste ano. “Esta reunião foi convocada pelo Sindilojas, então tínhamos a expectativa de que receberíamos uma proposta do Sindicato Patronal. Como esta proposta não veio, entregamos a nossa proposta. Nós temos nos aprofundado sobre os diferentes aspectos do cenário e realizamos estudos econômicos que balizam os índices de reajuste que apresentamos”, explicou Ari José Bauer, Presidente do SindiComerciários.

 

A proposta pede reajuste de 7% para os salários acima do piso, piso da categoria de R$ 1240,00 além da manutenção das cláusulas e demais benefícios que constam na convenção de 2016. Rosane Simon, Diretora do SindiComerciários, lamentou a ausência de proposta patronal. “Trabalhamos para que o acordo aconteça o mais cedo possível, mas como não houve ainda proposta patronal, temos que aguardar o retorno. É um processo de negociação muito difícil, todos os anos”. Ari Bauer acrescentou ainda que o reajuste do salário mínimo regional pode ser um parâmetro para a negociação. “O reajuste do mínimo regional foi, em anos recentes, uma garantia de aumento real para os trabalhadores de várias categorias no estado. Porém, desde o ano passado, o Governo Sartori deu reajustes ao piso regional que não repõem o poder de compra dos trabalhadores e trabalhadoras”, concluiu.

 

Além do Presidente Ari José Bauer e da Diretora Rosane Simon, representou o SindiComerciários o Assessor Jurídico Luiz Carlos Vasconcellos.

 

Fonte: Sindicomerciários Ijuí