No dia 26 de março, numa segunda-feira, líderes sindicais de diversas categorias de trabalhadores gaúchos – do campo e da cidade – estarão reunidos juntamente com a diretoria plena da CTB-RS, com seu conselho fiscal, coordenadores regionais e convidados, debatendo e buscando alternativas contra a aplicação da reforma trabalhista e futura votação da reforma da previdência.

O encontro será no auditório da Faculdade Monteiro Lobato, na Rua dos Andradas, 1180, no Centro de Porto Alegre. A expectativa é de mais de 200 participantes.

Entre os temas das intervenções está a análise da atual conjuntura e os desafios do movimento sindical, que será apresentada pelo presidente nacional da CTB, Adilson Araújo. O procurador do MPT, Dr. Rogério Fleischmann, tratará do tema da defesa da liberdade e sobre a organização sindical na atualidade.

O encontro ainda contará com palestra do desembargador do TRT4 Marcelo Dambroso sobre as possíveis resistências à Lei 13.467 - Reforma Trabalhista -, que, na ocasião, também fará o lançamento do livro Contribuição Sindical como Direito Fundamental.

De acordo com Guiomar Vidor, presidente da CTB-RS, o encontro seria uma reunião da diretoria, mas, pela conjuntura, foi ampliado. “A partir do que está colocado e da nossa necessidade de resistir conjuntamente e lutar contra a retirada de direitos e a aplicação da reforma, avaliamos que nossa reunião precisava ser ampliada, pois nosso objetivo é debatermos estratégias conjuntas de reação do movimento sindical contra as reformas imposta pelo governo Temer. Precisamos barrar a retirada de direitos e garantir a sustentabilidade financeira das entidades”, ressaltou.

Confira programação completa e participe:

9h Abertura
9h30 Análise de Conjuntura e Desafios do Movimento Sindical | Presidente da CTB Nacional Adilson Araújo
Defesa da Liberdade e Organização Sindical | Procurador do MPT Dr. Rogério Fleischmann
Resistências à Lei 13.467 (Reforma Trabalhista) | Desembargador do TRT4 Marcelo Dambroso
11h45 Lançamento do livro “Contribuição Sindical como Direito Fundamental
12h Intervalo para almoço
13h30 Organização das Regionais da CTB/RS
14h Filiações
14h30 Planejamento e informes das Secretarias
15h Troca de experiências sobre formas de sustentação financeiras das entidades sindicais
16h Debate
17h Encerramento

Texto: Juliana Figueiró Ramiro | Assessoria de Comunicação CTB-RS