Tratado com os dirigentes sindicais de federações e sindicatos vinculados à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e representantes do Grupo Walmart Brasil, Dr. Flávio Obino Filho e Regina Luppi, fechou nesta terça-feira (6), o acordo coletivo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e a minuta de compromisso da rede de supermercados com as relações sindicais e de trabalho. O pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 30% da empresa aos comerciários e 70% às lojas que atingirem a meta de 100% da meta global será analisado junto à diretoria da rede. A reunião aconteceu na sede da CNTC em Brasília.

Para o diretor de Negociação Coletiva e Relações do Trabalho da CNTC e também presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, o papel dos sindicatos e federações na construção do diálogo com a rede de supermercados no país é importante e fortalece a garantia dos direitos trabalhistas dos comerciários. “Estamos atuando de forma contundente para encontrar soluções para os problemas colocados. Esperamos que o encontro resulte em melhorias concretas para os trabalhadores”, disse.


A PLR é garantida no acordo ou na convenção dos sindicatos e permite ao trabalhador contar com uma recompensa de reconhecimento pelo bom desempenho e produtividade. Trata-se de um benefício que funciona como uma espécie de bônus pago pela empresa de acordo com o seu lucro em determinado período.

Walmart Brasil

Presente no país desde 1995, o Walmart é o terceiro maior grupo supermercadista do país. No Brasil, incluindo as unidades que estão sendo fechadas, o Walmart tem cerca de 500 supermercados, 200 farmácias, 50 restaurantes e 10 postos de gasolina em 18 Estados e no Distrito Federal, além do comércio eletrônico. O grupo trabalha também com as bandeiras Big, Bompreço, Mercadorama, Todo Dia, Maxxi Atacado e Sam’s Club.

Representatividade

Participaram do encontro, representantes da CNTC, FECOSUL, FECEP, FETRACOM-MS, FEPOSPETRO, FECOMERCIÁRIOS-MA, FECONESTE, FECOMBASE, FECOMERCIÁRIOS-MG, FECOMERCIÁRIOS-SP e do Sindicato dos Comerciários de Salvador.

Aqui, baixe a minuta de compromisso do Walmart com as relações sindicais e de trabalho ()