Todo fim de ano, em dezembro, a Fecosul e os Sindicomerciários, por meio da campanha “Antecipe suas compras de Natal”, buscam sensibilizar a todos e todas da importância de não deixarem suas comprar de Natal para a última hora. Com esse pequeno gesto, todo mundo sai ganhando. Quem compra evita filas, o corre-corre e o risco de não encontrar o que procura. E quem vende, o comerciário, consegue cumprir seu horário de trabalho e chegar em casa a tempo de participar da ceia de Natal com a sua família.

A campanha de 2019 tenta sensibilizar a população da importância dos momentos de lazer e em família para qualquer pessoa. De acordo com Guiomar Vidor, presidente da Fecosul, é preciso levar em consideração que dezembro é um mês muito movimentado no comércio, devido as compras de fim de ano. “E são os trabalhadores do comércio que mais sofrem com o estresse e o cansaço do período. Além dos dias de comemoração do Natal e do Ano Novo, os trabalhadores vêm de uma dura jornada, desgastados devido a muitas horas de trabalho, inclusive nos finais de semana e em horários ampliados nas vésperas. O cansaço e a própria jornada acabam impedindo que os comerciários tenham momentos de lazer e descanso junto da família durante o período de fim de ano”, apontou Vidor.

A Fecosul sugere que os sindicatos filiados compartilham a campanha e possam promover atividades de conscientização n sua cidade.