Na manhã desta quarta-feira, 13/07, ocorreu, na Assembleia Legislativa do RS (ALRS), a Audiência Pública para debater a Paridade de Gênero e Raça. A proposta, da deputada Sofia Cavedon (PT) e da Procuradoria Especial da Mulher, teve como objetivo ampliar a representatividade e a democracia nos espaços públicos e privados. O encontro foi organizado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS.

A secretária da Mulher da Fecosul, Cris Mendes, foi a representante da entidade no evento. Cris valoriza o encontro e acredita que dessa forma é possível colocar em debate um tema tão importante e que, nos últimos anos, sofreu uma grande derrocada.

“Passamos por grandes retrocessos na paridade de gênero e raça nos últimos anos. As mulheres que ocupam espaços no ambiente público hoje passam pelo grande desafio da violência institucional e política de gênero. Já no âmbito privado, a violência instrutoras de gênero indo em desencontro com a paridade. Esse espaço de debate é importante na resistência à misoginia potencializada pelo atual governo [federal]”, afirma Cris.