Você sabe porque 30 de outubro é considerado o dia dos comerciários, no Brasil?

Em 1908, no Estado do Rio de Janeiro, trabalhadores, como caixeiros, escriturários, guarda-livros e outros, criaram a União dos Empregados no Comércio do RJ. O coletivo foi fundado para combater os abusos e a escravidão a que eram submetidos os trabalhadores pelos comerciantes da época.

Em 1932, também no Rio de Janeiro, os comerciários membros da União e trabalhadores de outras categorias marcharam rumo ao Catete (palácio do Governo Federal) e exigiram do então presidente Getúlio Vargas melhorias nas condições de suas atividades. Neste memorável dia foi assinado o Decreto-Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentou a jornada de trabalho, reduzindo a carga horária escrava de 12 horas diárias para 8. Na ocasião, os trabalhadores também conseguiram garantir o descanso semanal remunerado aos domingos.

Os frutos dessa luta protagonizada pelos comerciários do Rio de Janeiro foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros. O Decreto-Lei 4.042/32 foi publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, por isso o dia dos comerciários é 30.

A partir dessa breve história de luta e união da nossa categoria, a Fecosul e os Sindicatos dos Comerciários do Rio Grande do Sul parabenizam a todos os comerciários e comerciária, profissionais que muitas vezes colocam suas insatisfações de lado para melhor atender a todos. Trabalhadores que fazem a roda da economia girar, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país.

“Que neste dia 30 de outubro possamos renovar a luta de nossos companheiros dos anos 30 e possamos, mais uma vez, com união, junto a nossos sindicatos, garantir nossos direitos e lutar por dias melhores. Esses são os votos da Fecosul e dos Sindicomerciários do RS neste dia 30 de outubro”, afirma, em vídeo, Guiomar Vidor, presidente da Fecosul.

Feliz dia do comerciário!

Confira vídeo do presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, em homenagem aos comerciários e comerciárias do RS.



Texto: Juliana Figueiró Ramiro | Assessoria de Comunicação Fecosul